quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Comportamento

Apresentadora Gardênia Cavalcanti salta de Bungee Jump em Paulo Afonso


Durante a viagem a sua terra natal, a apresentadora aproveitou o embalo para pular de Bungee Jump, em uma ponte da cidade com uma altura equivalente a um prédio de 15 andares. Antes do salto, que foi acompanhado pelo duble, Sérgio Lopes, que é responsável por vários saltos famosos, como Zeca Camargo, a cena da Nazaré, Daniela Sarayba, entre outros famosos, Gardênia gravou uma matéria sobre o esporte considerado radical.

“Para quem não sabe, o Bungee Jump é um esporte radical criado a mais de dez anos nos Estados Unidos, que tem como principal atrativo uma queda livre de mais ou menos nove metros e em seguida uma sensação de que o seu corpo virou um "iô-iô" humano”, afirma o instrutor Sérgio Santos.

No Brasil, este esporte é praticado desde 1993, mas existem regras rigorosas para isso. Há um equipamento importado, especial e apropriado, desenvolvido unicamente para a prática desse esporte. Para ter acesso aos apetrechos, deve-se procurar uma pessoa especializada e que faça a locação de todo o equipamento necessário para que os saltos sejam seguros e, claro, emocionantes.

Mais atenção, o esporte só oferece riscos para as pessoas que querem inventar criando saltos diferentes, ou seja, para aqueles que se arriscam mesmo. Outro perigo, é a má conservação do equipamento. Todo esporte, seja ele radical ou não, oferece riscos para quem o pratica. Mas, quando se trata dos radicais o risco pode ser muito maior se o equipamento utilizado não estiver em bom estado. "Uma boa corda de Bungee Jump deve ter no máximo 1.200 saltos", lembrando ainda que deve-se sempre checar o indicador de desgaste da corda para se ter certeza de que não há um grande desgaste, o que seria motivo suficiente para substituir o material imediatamente. Segundo Sérgio, todo o material utilizado é importado e tem alto custo.

Para quem ainda não estiver seguro do salto, lá vai outra dica passada pelo instrutor Sérgio. A segurança é reforçada porque, além de o elástico ser extremamente resistente ele suporta até 4.000 kg, ainda há a fita que fica entrelaçada entre os elásticos que suporta cerca de 2.300 kg, isso tudo evita que o elástico estique mais do que o previsto. Se, por um grande acaso, os elásticos emaranhados se arrebentarem, ainda há a fita que também oferece grande resistência. Além disso, o elástico é utilizado de acordo com o peso do aventureiro – todos se pesam obrigatoriamente antes de saltar.

Para os amantes desse esporte e para as pessoas que ainda não o conhecem, Gardênia deixa um recado: se você é uma dessas pessoas que gostam de viver grandes emoções e de sentir seu coração batendo a mil, então você é pré-candidato a dar um salto de Bungee Jump.

“Todas as presilhas, engates, cintos que prendem o corpo durante o salto e outros materiais utilizados, são de uso em alpinismo e testados no mundo inteiro. Sergio mostra todo o seu profissionalismo testando ele mesmo antes cada salto os equipamentos. Por isso, fica o recado. Quer viver intensamente? Com segurança? Então não perca essa oportunidade, vá nessa terra linda, fale com Serginho e divirta-se, FRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO na barriga, é Bem viver”, conclui Gardênia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião a dona Gardênia não foi prudente, por se tratar de uma pessoa emprersária e compromissada com o publico do seu programa.Ou melhor, admirada por todos aqueles que a ama. Sendo diretor do programa e seu amigo mais próximo procuraria desestimular a Gardênia de tal aventura. Carlos da Rocha.carllosdarocha@hotmail.com

Anônimo disse...

Para mim Gardênia mostrou a sua coragem em praticar esse esporte,portanto não tem porque criticá-la.Acho que as pessoas que a criticam deveriam respeitá-la e cuidarem de suas vidas