sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Curiosidades da Moda

A bermuda foi batizada com o nome de sua terra natal, localizada no Caribe. Ela surgiu entre os anos 30 e 40 como uma forma de driblar as leis locais, que impedia às mulheres de mostrar as pernas.






As peças mais antigas que o homem criou para proteger seus pés foram as sandálias. Os egípcios as inventaram há mais de 5000 anos. Ao longo dos séculos, vieram os sapatos. Mas só em meados de 1850 começou a haver uma distinção visível entre os pés direito e esquerdo.



As primeiras gravatas surgiram em Roma, no século I a.C. Nos dias mais quentes, os soldados romanos, para se refrescar, usavam a focale, uma espécie de cachecol úmido amarrado ao pescoço. Apesar de muito prática, a gravata romana não virou moda. A gravata moderna teve de esperar mais de dezoito séculos para cair no gosto popular.




No dia 1º de julho de 1946, os Estados Unidos inauguraram os testes nucleares em tempo de paz ao lançar uma bomba atômica sobre o Atol de Bikini, no Pacífico. Os preparativos e a explosão do engenho, semelhante às que arrasaram as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui, ao fim da Segunda Guerra Mundial, despertaram grande interesse em toda parte. Por esse motivo, o estilista francês Louis Réard (1897-1984) aproveitou o nome do atol para batizar sua mais recente e explosivamente ousada criação: um escassíssimo maiô de duas peças. Tão ousada que as modelos profissionais se recusaram a vestir a novidade para sua apresentação. Réard teve que recorrer a Micheline Bernardini, strip-teaser do Cassino de Paris. Dois outros modelos de biquíni ficaram bastante famosos no Brasil: a tanga nos anos 70 e o fio dental nos anos 80.


A meia-calça foi uma invenção que começou a ser usada inicialmente pelos homens. Na Antiguidade, os povos do Mediterrâneo usavam saiotes e não precisavam se preocupar em proteger as pernas porque a região era bastante quente. No norte da Europa, onde fazia frio, as tribos germânicas que protegiam da cintura até os tornozelos. O exército de Júlio César, no século I a.C., também usaram esse tipo de proteção quando partiam para conquistas. Ao longo dos séculos, a proteção se estendeu dos tornozelos para os pés e a meia-calça estava inventada

6 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é uma bosta. Aprenda a fazer um melhor.

Gal disse...

Já que é uma bosta, porque você não se indentifica? covardia que é isso , esse nome que você falou, rsrsrsrsrsr. Quando não é a pessoa que age assim, entendeu seu anônimo ?

Anônimo disse...

eu fiz foi bater uma punheta com essa sua foto ae mostrandos os melão dlç

Estilista Fashion disse...

Ameii o bloog

Maria Eduarda disse...

eu adorei o blog , não liga para esses anônimos , não sabe de nada! ficou perfeito , parabéns pelo blog! beijinhos...

Unknown disse...

Não gostas do blog, não venhas meter o bedelho.

Gostei muito do blog (: