quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Comportamento

Semana do deficiente

Atividades rotineiras, como utilizar transportes coletivos, ler o cardápio de um restaurante e ir à escola, que parecem tão simples, podem ser um desafio para os portadores de deficiência física. Em Pernambuco, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 1,3 milhão de pessoas deficientes, representando 17,4% da população.

Com o objetivo de fazer com que a população reconheça os deficientes como cidadãos, sejam eles visuais, auditivos, físicos e mentais, com direitos e deveres, a Semana do Deficiente tenta desvincular a imagem de invalidez do portador de deficiência, mostrando que eles podem usufruir igualmente dos bens coletivos.

Para os deficientes a sociedade não tem conhecimento das atividades cotidianas dos portadores, por não conviver. Por isso, desejam que a população conviva igualmente com os deficientes e percebam que eles têm os mesmos direitos.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Comportamento

Apresentadora e empresária Gardênia Cavalcanti lança coleção de lingerie

Após determinado tempo, afastada do mundo dos negócios, Gardênia Cavalcanti volta ao mercado como representante e distribuidora das marcas Morena Mel, linha de lingerie e a marca Preta, moda praia.

Segundo Gardênia as peças serão expostas em seu show room, que fica no Pina e poderão ser adquiridas, as da Marca preta pelo e-mail:
contatopreta@gmail.com ou pelo telefone (81) 3326.8516.


Comportamento

Mulheres independentes

Hoje em dia as mulheres tem realmente conquistado seu espaço, mas apesar disso, as vezes tal posição tem causado alguns problemas pessoais, como por exemplo, o fato de alguns homens ainda terem a dificuldade em aceitar as mulheres como chefes de casa, ou ganharem mais do que eles exercendo a mesma função.

A conquista das mulheres aconteceu muito rapidamente e muitos homens não conseguiram assimilar tantas mudanças. Em alguns casos, o desconforto do status social faz com que eles se sintam perdidos e sem saber qual o seu novo papel. Um fato que para muitos chega até ser humilhante.

Se antes, eles eram vistos como futuros pais dos filhos de suas pretendentes, agora são requistados como bons amantes e amigos. A mulher do futuro, como também é conhecida, quer muito mais do que isso! Esperam encontrar um companheiro carinhoso, atencioso, que saiba conversar sobre a relação e que possa lhes oferecer a tão felicidade do casamento sem se prender aos velhos costumes e tradições.

domingo, 19 de agosto de 2007

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Saúde & Comportamento

Maior incidência da AIDS em mulheres é discutida no Bem Viver

Uma pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco mostra que as mulheres são as maiores vitimas do vírus HIV. O Programa Bem Viver não poderia deixar de abordar esse tema tão polêmico e atual. A incidência de AIDS em mulheres vem aumentando nos últimos anos em Pernambuco, devido ao descuido com o uso dos preservativos. Na década de 80, para cada grupo de 16 homens infectados com o vírus havia uma mulher. Atualmente, essa proporção é de dois para um.

O Programa que vai ao ar diariamente, ao vivo, das 13h/30min às 14h e com reprises todos os dias as 2h/30min da manhã, abordará nesta sexta (17/08) em entrevista com os convidados: François Figueirôa, coordenador do Programa de DST/AIDS do Governo do Estado e Fabrícia Lins, orientadora pedagógica e portadora do vírus, o tema - Mulheres Soroposithivas em Recife.

A epidemia vem sofrendo um processo de aumento do número de casos entre homens e mulheres heterossexuais, como também se alastrando entre as classes menos favorecidas, principalmente nos municípios do interior. Outro dado abordado na pesquisa foi que a transmissão vertical, passada de mãe para filho, só não se propagou no estado por causa do Projeto Nascer, implantado pelo ministério da educação desde 2000. As gestantes contaminadas pelo HIV são acompanhadas por infectologistas, do início da gestação até o momento em que o bebê completa 18 meses.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Comportamento

Programa Bem Viver homenageia o cantor Elvis Presley

Gardênia Cavalcanti recebe nesta quinta-feira (16), fãs do cantor norte-americano Elvis Presley, que virão falar sobre o trigésimo aniversário de sua morte. Milhares de fãs da música de Elvis se encontram neste mesmo dia na cidade de Memphis no Tennessee sul do país, para render homenagens ao 'Rei do Rock".

A homegagem será feita por meio de uma vigília à luz de velas em Graceland, famosa mansão de colunas brancas, onde viveu e foi sepultado Elvis, morto no dia 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, após anos de luta contra a obesidade e a dependência química.

A história do menino pobre que fez sucesso é a mesma do garoto branco que colocou a música negra na moda, o símbolo sexual que ao mesmo tempo era o 'protegidinho da mamãe', o rebelde com espírito patriota e o ídolo que morreu jovem, quando a fama e a fortuna o arrastaram para a dependência química e a depressão, uma história que não parece ter ficado para trás. Em 2002, Elvis liderou as listas de sucessos, devido ao 25º aniversário de sua morte e a uma versão de sua música"A Little Less Conversation", usada pela Nike em sua campanha publicitária para a Copa do Mundo.

Após trinta anos, as teorias conspiratórias sobre sua morte ainda correm regularmente. O encantamento em torno de Elvis e sua lenda estão mais vivos do que nunca, principalmente quando aparecem testemunhas que afirmam tê-lo visto vivo.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Saúde

A apnéia do sono está ligada à obesidade

Segundo última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2004, cerca de 11% da população brasileira, o equivalente a 10,5 milhões de pessoas, são consideradas obesas, ou seja, estão com o IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 40 kg/m². Os problemas relacionados à obesidade são inúmeros, sendo a apnéia obstrutiva do sono (AOS) um dos problemas que mais vem preocupando especialistas em distúrbios do sono. Durante a noite, a pessoa que sofre deste mal pode passar segundos e até minutos sem respirar.

Segundo o médico Luiz Ataíde a falta de informação das pessoas é o agravante da situação. “Geralmente os pacientes obesos não sabem que sofrem de apnéia, por acreditar que roncar é normal, já que roncar é um dos sintomas da doença”, comenta Ataíde. Mas são nos detalhes que a doença é diagnosticada. Acordar com a sensação de que não dormiu e passar o dia com sono, são alguns sintomas que devem ser considerados na hora de pensar em procurar um especialista.

Vários estudos estão sendo realizados com a finalidade de encontrar uma solução em curto prazo para solucionar o problema da obesidade e em conseqüência o da apnéia do sono. Parte desses estudos revela que os tratamentos conservadores para perda de peso em pessoas obesas são fracassados, o que reforça a indicação da cirurgia bariátrica (redução do estômago) como solução para a obesidade mórbida.

Mas como não é só operar e pronto, segundo o especialista em cirurgia de redução de estômago, Dr. Walter França, é preciso que o paciente que tem AOS perca no mínimo 10% do peso para que possa ser submetido à cirurgia. “Fazer a intervenção, no caso específico de obesidade mórbida e principalmente quando o paciente tem apnéia grave, é de fundamental relevância para o obeso que pretende obter uma expectativa de vida saudável. Quem tem apnéia obstrutiva do sono corre o risco de morrer enquanto dorme, o que faz com que essa doença seja ainda mais grave”, revela o especialista.

De acordo com os especialistas 86% dos pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica realmente estão curados ou tiveram uma diminuição significativa nos distúrbios da respiração advindos da obesidade. É importante estar sempre atento aos possíveis sintomas relacionados aos distúrbios decorrentes da obesidade, procurar sempre manter um ritmo de vida saudável, praticar alguma atividade física visando à melhoria na qualidade de vida e sempre quando for detectada alguma anormalidade, procurar um profissional.

PRODUZIDA PELA EXECUTIVA PRESS

Programa BemViver ganha reprise

A partir desta segunda (13/08/07) os telespectadores do Bem Viver que não puderem assistir o programa em seu horário das 13h30min às 14h, poderão acompanhar sua reprise todas as noites após o programa Tudo Em Dia com Luciano do Valle.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Comportamento

Miss Pernambuco é entrevistada no Bem Viver

Wilma Gomes, Miss Pernambuco 2007, irá ser entrevistada junto ao organizador do evento Miguel Braga, amanhã no Bem Viver. O intuito é passar, para o pessoal que está em casa, como é a rotina de uma Miss, o que ela pode e não pode fazer em público. Além, de explicar como funciona o concurso e como é feita a seleção das candidatas.

Com 23 anos, Wilma venceu a 53ª edição do concurso realizado em março, concorrendo com outras 21 candidatas, com isso, teve a oportunidade de participar do Miss Brasil 2007 em abril, e ficou em quarto lugar com o título Miss Simpatia.

Comportamento

Uma história de sucesso...

Gardênia Cavalcanti, natural de Alagoas onde morou até os três anos, mudou-se para Paulo Afonso - BA, onde viveu até aos 19 anos. Apesar de ter sofrido uma tragédia aos 16 anos, quando, em um acidente, perdeu seus pais e seu irmão, ela não desistiu de continuar lutando. “Vim morar em Recife para estudar e trabalhar, uma vez que com a morte deles, tive que mudar meu padrão de vida”, afirma a apresentadora Gardênia Cavalcanti.

Para vocês que vêem hoje Gardênia cheia de vida, sempre bonita e elegante, não imaginam que ela já tomou muito banho de cachoeira em Paulo Afonso. Uma garota linda e jovem que adorava pintar, esculpir, desenhar e bordar trabalhos manuais que aprendeu com sua mãe que sempre a incentivou. Após a morte de seus pais, Gardênia foi criada pela a sua avó, Dona Lia, que sempre a ensinou os bons costumes e princípios da vida religiosa. “Fui criada com muito carinho pela minha avó dentro dos princípios da igreja evangélica até meus 17 anos. Continuo com muita fé em Deus e o tenho extremamente presente em minha vida”, diz Gardênia.

Ao vir para Recife, Gardênia começou a estudar marketing, mas não concluiu. Estudou até o sexto período de administração e trancou devido a sua jovem carreira na área de vendas como promotora da Loreal. “Sempre fui muito bem disciplinada, e com apenas dois anos exercendo essa função, fui promovida a vendedora Norte-Nordeste da empresa, era responsável pela parte de maquiagem e de acompanhar os maiores clientes do Nordeste, atacados, distribuidores e varejo”, diz.

Agora com um cargo de chefia em mãos, Gardênia aproveitou a oportunidade e continuou a crescer. Gerenciando uma equipe de promotoras, sempre viajando para acompanhar as vendas do setor, recebeu, após dois anos nessa função, uma proposta da Niely Cosméticos, uma empresa nacional e menor, porém com uma grande proposta de crescimento.

Jé na Niely, os Setores Norte e Nordeste continuaram a ser o seu campo de trabalho. Gardênia agora tinha que montar tudo de novo: equipe de vendas, promotoras, técnicas, além de fazer a captação de novos clientes e acompanhar os já existentes. “Minha função era regional, ou seja, era uma alta executiva de vendas”, conclui.

Após sete anos de trabalho, a atual apresentadora cansou. “Resolvi montar meu próprio negócio, que não foi muito bom, pois simplesmente devido a minha falta de experiência na época perdi muito dinheiro, então tive que recomeçar tudo de novo no setor de vendas”, afirma.

Foi aí que Gardênia recebeu a proposta para ser apresentadora de um programa de beleza na emissora de TV Rede Estação, visto que ela já tinha conhecimento nesta área. O programa na época chamava-se Bem Star. Assim que estreou, Gardênia foi se descobrindo e amando muito o que fazia. “Amo muito tudo isso, continuo na área de vendas, está no sangue e não consigo parar, brevemente voltarei com o meu Show Room, com uma linha de lingerie e moda praia”, conclui Gardênia.

Algum tempo depois, agora como apresentadora, Gardênia Cavalcanti continuou buscando novos horizontes, foi aí então que recebeu a proposta de ir trabalhar na TV Clube, emissora afiliada a Band. Hoje ela apresenta o programa Bem Viver que está fazendo muito sucesso.

Para finalizar, encerraremos com algumas palavras da homenageada.

Mudei para a TV Clube, mas serei muito grata à Rede Estação que me deu a possibilidade de aprender uma nova profissão. Estou muito feliz com o programa Bem Viver, que considero um grande sucesso, mas quero mais, não só com vocês, mas com a vida. Tenho planos e vamos dia a dia tentando colocá-los em prática. Tenho base e caráter muito forte, isso me sustentou para vencer muitos obstáculos, mas o gosto de vitória e a satisfação de ter a cabeça erguida sem passar por cima, nem dos princípios, nem de ninguém. Tenho em mim o dever de uma tarefa realizada com orgulho, porém, com novas atividades a serem desenvolvidas. Para isso, deixo a vocês essa pequena oração que faço todos os dias e que tem me atendido sempre:

Senhor Deus

Que me abençoe
Que me alargue as fronteiras
Que seja comigo a tua mão
Que me preserves do mal Senhor
De forma, que não me sobrevenha à aflição.